O TEXTO TEATRAL COMO GÊNERO DISCURSIVO: UMA POSSIBILIDADE DE USO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Eduardo Dias da Silva Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Núcleo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/UnB).
  • Juscelino Francisco do Nascimento Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/UnB).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.52388

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Texto teatral, Ensino-aprendizagem de língua estrangeira

Resumo

Neste artigo de metapesquisa de modalidade documental, tem-se a linguagem/língua como um processo de interação entre sujeitos sócio-historicamente situados, ou seja, que desempenham um papel primordialmente sociodiscursivo. Evidentemente, a produção de sentidos compreende vários elementos que vão além dos verbais, como olhar, gestos, movimentos faciais e entonação. Por pressuposto, assumimos que as formas-padrão intrinsecamente relacionadas à vida sociocultural denominam-se gêneros discursivos, sem os quais não há comunicação. Considera-se o texto teatral como pertencente ao gênero teatral, que comporta o escrito e o dito, e é uma modalidade de uso da língua – fala. Espera-se encorajar o desenvolvimento de outras metapesquisas que considerem o texto teatral como possibilidade em língua estrangeira, buscando formas de fazer com que a teoria alcance a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Núcleo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/UnB).

Mestre em Linguística Aplicada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - LET da Universidade de Brasília - UnB (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília - UnB (2006). Integrante do Núcleo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/PPGL/UnB) filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação Crítica de Profissionais da Linguagem para além-mar: Políticas linguísticas, Identidades, Multiletramentos e Transculturalidade/CNPq, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Atualmente, professor de Educação Básica na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF. Tendo a Didática de Línguas, a Oralidade do FLE, os estudos sobre Gêneros Discursivos, as Teorias Curriculares, os (Multi)Letramentos em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das minhas atividades e interesses de pesquisa e ensino em uma perspectiva transdisciplinar em Linguística, Linguística Aplicada (Crítica), Literatura, Educação e ciências afins.

Juscelino Francisco do Nascimento, Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/UnB).

Possui graduação em Letras/Inglês (2010) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras/Português-Espanhol (2014) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (ISEAP); Especialização em Docência para o Ensino Superior (2012) pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM) e em Libras (2014) pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED) e Mestrado em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela UFPI. É pesquisador do Grupo de Pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC/UnB), membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), do Núcleo de Estudos da Linguagem e Políticas Públicas para a Educação (NELPPE/IFTO), do Núcleo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/UnB) e do Núcleo de Pesquisa de Ensino do Português (NUPEP/UFPI). Tem experiência na área de Linguística e Língua Inglesa, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, letramento, etnografia, leitura e escrita, fonética e fonologia, aquisição de linguagem e ensino de língua inglesa instrumental.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

SILVA, E. D. da; NASCIMENTO, J. F. do. O TEXTO TEATRAL COMO GÊNERO DISCURSIVO: UMA POSSIBILIDADE DE USO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 50, p. 187–202, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.52388. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/52388. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários