FROM MISSIONARY TO RESEARCHER: PROFESSIONAL IDENTIFICATION OF PUBLIC SCHOOL TEACHERS UNDERLYING AUTOBIOGRAPHIES WITHIN A CONTINUING EDUCATION PROGRAM

Autores

  • Laura Bagnara Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Luciane Kirchhof Ticks Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.51438

Palavras-chave:

identity, autobiographies, continuous teaching education program, critical discourse analysis.

Resumo

This research study focuses on autobiographies produced by teachers in two distinct moments (beginning and end) of a continuous teacher education program (CTEP) developed in a public school of Santa Maria (RS, Brazil) in order to analyze the identification teachers established with their profession. To analyze the process of identification with the profession, we consider two textual categories: Modality and Evaluation (FAIRCLOUGH, 2003: 159), since these give an indication of the participants’ commitment to their texts. The results indicate that most participants recurrently assume, at the beginning of the CTEP, the role of “missionary teacher”. At the end of the reflective process, we identified a realignment of the role of “researcher teacher”.

KEYWORDS: identity; autobiographies; continuous teaching education program; critical discourse analysis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Bagnara, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Aluna do Mestrado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. É licenciada em Letras-Inglês e Respectivas Literaturas (2013) pela mesma universidade. É integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR) na mesma instituição. Participou como tutora no projeto Portal Institucional WebEnglish e como mentora do curso Four Skills do projeto Línguas no Campus (LinC/UFSM). Participou como tutora do curso Four Skills do projeto LinC/UFSM. Atualmente trabalha como professora de inglês no prograga Inglês sem Fronteiras do Núcleo de Línguas da UFSM. Interesses de pesquisa: Formação de Professores, Análise Crítica do Discurso, Identificação profissional, Gêneros textuais, Ensino de Língua Inglesa.

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É Coordenadora Administrativa do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação desde 2009. É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "Linguagem como Prática Social" (Ref. UFSM.0043). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de inglês, concepções de linguagem, análise crítica do discurso, identidade e gêneros textuais.Tem experiência como jornalista, tendo atuado como repórter em jornais impressos e assessorias de comunicação.

 

Downloads

Publicado

2016-01-11

Como Citar

BAGNARA, L.; KIRCHHOF TICKS, L. FROM MISSIONARY TO RESEARCHER: PROFESSIONAL IDENTIFICATION OF PUBLIC SCHOOL TEACHERS UNDERLYING AUTOBIOGRAPHIES WITHIN A CONTINUING EDUCATION PROGRAM. Cadernos do IL, [S. l.], n. 50, p. 130–150, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.51438. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/51438. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários