A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.50999

Palavras-chave:

ensino de língua, competência leitora, sociointeracionismo

Resumo

No mundo letrado contemporâneo, a competência em leitura é de fundamental importância, pois estamos em constante interação verbal, seja ouvindo/falando ou lendo/escrevendo, e isso exige um ensino de língua de qualidade (MARCUSCHI, 2007; SCHNEUWLY; DOLZ, 2009; ANTUNES, 2009; KOCH; ELIAS, 2010, MOITA LOPES, 2013). Sob uma ótica sociointeracionista (MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007; BRONCKART, 2012), vemos a leitura como uma ação que põe em prática um conjunto de conhecimentos e de relações que ultrapassa o simples ato de decodificar, implicando o domínio de diferentes habilidades. O presente estudo reflete sobre possibilidades de estratégias de leitura em aula (SOLÉ, 1995; THEVENAZ-CHRISTEN; RONVEAUX, 2010; AEBY DAGHE, 2010), considerando os diversos conhecimentos e os domínios necessários para formar um leitor autônomo, crítico e criativo (FREIRE, 2001; PERISSÉ, 2001). Além disso, procura-se ressaltar a natureza interdisciplinar da leitura, investigando estratégias que podem estimular e desenvolver a competência leitora.

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Biografia do Autor

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora efetiva na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 40h DE, no Centro de Letras e Comunicação.

Coordenadora do Curso do Bacharelado em Letras- Habilitação em Redação e Revisão de Textos

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Publicado

2016-01-13

Como Citar

WITTKE, C. I. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR. Cadernos do IL, [S. l.], n. 50, p. 098–113, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.50999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50999. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários