O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO

Autores

  • Bruno Franceschini Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL - UFU)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.50060

Palavras-chave:

Discurso, Governamentalidade, Hiperatividade

Resumo

Este texto tem por objetivo compreender como são formados os discursos sobre o aluno hiperativo no saber médico. Desse modo, uma das hipóteses levantadas é de que a Medicina atua enquanto um dispositivo de saber que faz circular diferentes discursos na formação discursiva denominada de “discurso médico”. De modo a cumprir esse objetivo e para desenvolver as reflexões propostas no campo discursivo, comunga-se, em especial, dos conceitos de discurso, dispositivo, poder, governamentalidade e biopoder, conceitos estes postulados por Michel Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-04

Como Citar

FRANCESCHINI, B. O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 50, p. 235–252, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.50060. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários