PROPRIEDADES DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO NO ÂMBITO DO TREINAMENTO DE FORÇA: UM ESTUDO QUALITATIVO

Autores

  • Márcia dos Santos Dornelles UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.48025

Palavras-chave:

Teoria Comunicativa da Terminologia, Tipologia textual, Artigo científico, Treinamento de Força

Resumo

Ao elaborar um produto terminográfico baseado em corpus, o terminógrafo precisa familiarizar-se com as propriedades dos gêneros textuais da especialidade em foco para apreender os padrões de uso dos termos e fraseologias especializadas. Partindo dessa premissa, da perspectiva linguística da Teoria Comunicativa da Terminologia e da proposta de tipologia textual de Ciapuscio e Kuguel (2002), este estudo descreve e analisa aspectos macro e microestruturais de uma pequena amostra de artigos científicos em inglês e português sobre o Treinamento de Força (TF), especialidade da Educação Física. A análise dos diferentes comportamentos dos textos e das variantes terminológicas detectadas permitiu conhecer o entorno dos termos que integrarão um protótipo de glossário português-inglês de TF para tradutores, produto de nossa pesquisa de mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia dos Santos Dornelles, UFRGS

Mestranda em Letras (Teorias Linguísticas do Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; servidora técnico-administrativa da Escola de Educação Física da mesma Universidade; especialista em Estudos Linguísticos do Texto também pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-01-04

Como Citar

DORNELLES, M. dos S. PROPRIEDADES DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO NO ÂMBITO DO TREINAMENTO DE FORÇA: UM ESTUDO QUALITATIVO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 50, p. 078–097, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.48025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/48025. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários