O RIO DE JANEIRO, EM 1905, NAS CRÔNICAS DE CARMEN DOLORES

Autores

  • Risolete Maria Hellmann Universidade Federal de Santa Catarina Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.42563

Palavras-chave:

crônica, Carmen Dolores, Cidade, Subúrbio, Modernidade

Resumo

Pensar sobre os lugares - cidade e subúrbio – representados ficcional e jornalisticamente nas crônicas de Carmen Dolores, publicadas na coluna A Semana, do jornal O Paiz, durante o ano de 1905, é o objetivo deste artigo. A transformação da cidade, em face da modernização, e a consciência de divisão de classes antagônicas aparecem em várias crônicas em que ela descreve, de uma perspectiva naturalista, a crueza dos combates, a hipocrisia e a hostilidade entre eles.  Para tanto, a autora, com seus sentidos atentos, se insere na realidade urbana e suburbana do Rio de Janeiro para descrever a vivência das massas na metrópole brasileira em plena belle époque. Ao descrever essas vivências, com precisão de detalhes, assume um tom coloquial de conversa com o leitor, normalmente, com um toque de humor e de ironia. No resgate de suas crônicas, é possível restaurar uma parcela significativa da memória e da história desta cidade, que até hoje é cantada pelas suas maravilhas urbanas e denegrida pelas agruras suburbanas. Seus textos, esteticamente trabalhados, são documentos desse momento em que se instauram os contrastes desses dois espaços complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Risolete Maria Hellmann, Universidade Federal de Santa Catarina Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina,  professora do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis-Continente, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

HELLMANN, R. M. O RIO DE JANEIRO, EM 1905, NAS CRÔNICAS DE CARMEN DOLORES. Cadernos do IL, [S. l.], n. 47, p. 200–217, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.42563. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42563. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários