UMA CERTA RAZÃO ACORRENTADA: CORPOS ESCRITOS NA PALAVRA SOPRADA

Autores

  • Estevan de Negreiros Ketzer Mestrando em Teoria da Literatura (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.41903

Palavras-chave:

corpo, loucura, arte, Artaud, Derrida

Resumo

O artigo explora a arte figurativa de Antonin Artaud à luz do pensamento de Jacques Derrida e de sua repercussão para a psicanálise e teoria literária. A possibilidade inaugurada com Artaud de uma arte que se aproxime da vida inclui sua materialidade no suporte do texto, a loucura em lugar da razão, uma arte do corpo que só existe no sentido de que destrói as formas de sentido vigentes, privilegiando uma decifração em lugar de uma interpretação. A singularidade do conteúdo decifrável habita a emergência de um gesto no qual a noção de autoria cessa, passa a ser uma arte da experiência do corpo, crítica ao logocentrismo ocidental. Na restituição de sentido o que se perde é um sujeito centrado na esfera de uma inatingibilidade estrutural, crítica de Derrida ao estruturalismo e ao mesmo tempo operação de Lacan com o sentido, abrindo aí o caminho para que a psicanálise restitua o lugar da linguagem na ausência do significante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevan de Negreiros Ketzer, Mestrando em Teoria da Literatura (PUCRS)

Psicólogo pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul. Atua como psicólogo clínico e acompanhante terapêutico. Realiza graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa nesta Universidade do Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Psicologia e Ciências Sociais. Com ênfase nas seguintes áreas: Psicanálise, Epistemologia, Literatura Comparada, Hermenêutica e Antropologia.

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

KETZER, E. de N. UMA CERTA RAZÃO ACORRENTADA: CORPOS ESCRITOS NA PALAVRA SOPRADA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 47, p. 177–186, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.41903. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/41903. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários