TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES

Ana Cristina Franz Rodrigues

Resumo


Este trabalho está centrado na discussão sobre o texto, o tratando como um objeto teórico, o qual pode ser abordado sob diferentes pontos de vista no âmbito dos estudos da linguagem. Portanto, construímos nosso corpus de análise a partir do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha e do texto “O mundo mágico das crianças”, sob autoria de uma estudante da rede pública estadual de Porto Alegre. Ambos foram analisados mediante o arsenal teórico da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso, de linha francesa, marcando os possíveis deslocamentos sobre os estudos textuais que se instauram nestes diferentes territórios e pensando de que modo tais estudos estão intrincados com a práxis pedagógica.

Palavras-chave


texto; diferentes territórios; práxis pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.36640



Direitos autorais

 

Indexadores: 

      

 

 

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil