UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO

Verônica Pasqualin Machado

Resumo


Nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (ASL), percebe-se a existência de diversas perspectivas teóricas, como as abordagens behaviorista, gerativista, psicolinguística e interacionista. O objetivo deste trabalho é demonstrar um diálogo entre campo e o da Linguística da  Enunciação, na teoria ligada a Émile Benveniste (1974/2006; 1966/2005), uma vez que se constata a falta de uma perspectiva enunciativa nos estudos em ASL. O trabalho apresenta: a) as principais noções que são trazidas pelas abordagens mencionadas; b) as possíveis exclusões do campo; e c) uma breve proposta de abordagem enunciativa para estudar esse fenômeno. Esse estudo pretende contribuir tanto para o campo dos estudos enunciativos quanto para o campo de Aquisição de Segunda Língua.


Palavras-chave


aquisição de segunda língua; enunciação; intersubjetividade

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.36056



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