DIALOGISMO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: OS DISCURSOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS

Evanir Piccolo Carvalho

Resumo


Este artigo investiga, através de discursos de alunos do PROEJA de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, os sentidos atribuídos à formação escolar e a importância da educação profissional como modificadora de suas posições frente ao contexto social. Esta investigação filia-se à pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados em entrevistas narrativas e de grupo focal. Utilizou-se como base linguística o dialogismo bakhtiniano e os estudos culturais. Os resultados preliminares apontam que, a partir de uma posição exotópica, os sujeitos revisam sentidos construídos sobre si e sobre a escola, além de destacarem a importância da formação educacional, revelando que o curso e a profissionalização atuam como mobilizadores de projetos pessoais e de ressignificações identitárias, contribuindo para a permanência de alunos no curso.

Palavras-chave


discurso; sentidos; educação profissional de jovens e adultos

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.36024



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