(RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES

Marcilene Gaspar Barros, Maria Elias Soares

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças operacionalizadas pelos sujeitos na revisão/reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa, verificando se tais mudanças relacionam-se aos movimentos retóricos característicos desse texto. Partimos do pressuposto de que, embora sejam escritores iniciantes, os sujeitos podem deter-se em aspectos retóricos e não locais, uma vez que o ensino dá-se com base no modelo CARS de Swales (1990), na perspectiva da escrita como processo, com propósito e audiência definidos. Para a análise das mudanças, utilizamos a tipologia de Fabre-Cols (2002). Os resultados apontam para o uso da adição como estratégia utilizada pelos sujeitos com vistas a suprir lacunas e a satisfazer exigências de um modelo relativamente estável.


Palavras-chave


Justificativa; Reescrita; Modelo CARS

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.35966



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