BANDIDO E HERÓI: O VINGADOR DO SERTANEJO NO FOLHETO DE CORDEL

Autores

  • Raymundo José da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.34469

Palavras-chave:

cangaço, coronelismo, cordel, herói.

Resumo

RESUMO: Este trabalho é uma reflexão sobre o fenômeno do Cangaço e seu confronto com o Coronelismo, dois grandes aspectos sociais que marcaram a vida nordestina e contribuíram decisivamente para a formação da identidade do homem do sertão. Na primeira parte, após a introdução, foi feito um esboço da história do Cordel com menção das principais características do homem e do ambiente onde esta literatura floresceu. A seguir, como exemplo concreto, fez-se a análise do poema O sertanejo Antônio Cobra Choca de João José da Silva, ressaltando-se, principalmente, a importância do bandido do sertão como personagem do Cordel, discorrendo sobre o modo como esse personagem se faz aceito pelos leitores no folheto, transformando-se em vingador e herói dos leitores sertanejos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raymundo José da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Ministro Tarso Dutra-Dracena- SP; Mestre em Estudos Linguísticos na linha de Análise do Discurso pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Três Lagoas, MS. Doutorando em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

DA SILVA, R. J. BANDIDO E HERÓI: O VINGADOR DO SERTANEJO NO FOLHETO DE CORDEL. Cadernos do IL, [S. l.], n. 45, p. 175–190, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.34469. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/34469. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários