A GENTE E NÓS E O SEU TRATAMENTO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Daniela Mittelstadt, Letícia Grubert dos Santos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar o tratamento dado aos pronomes a gente e nós no livro didático “Novo Avenida Brasil I: curso de português para estrangeiros” (Lima et al, 2008). Partimos do pressuposto de que a variação linguística é inerente à linguagem e de que o uso da linguagem é uma forma de ação social (Clark, 2000), e, assim, entendemos que discussões acerca das novas tendências da língua portuguesa devam fazer parte das tarefas de ensino de português como língua adicional. A partir da análise do livro didático, apresentamos uma proposta de unidade didática para a abordagem do pronome a gente em um curso básico de português como língua adicional.

Palavras-chave


material didático; variação linguística; português como língua adicional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.28049



Direitos autorais

 

Indexadores: 

   Resultado de imagem para diadorimImagem relacionada   Resultado de imagem para redib

Imagem relacionadaResultado de imagem para capes web qualisResultado de imagem para google acadêmico

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil