NEGOCIANDO IDENTIDADES: UMA ANÁLISE DE PERSÉPOLIS E HASTA SIEMPRE, MUJERCITAS

Autores

  • Anelise Riva UFRGS
  • Luciane Alves UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.26062

Palavras-chave:

Estudos culturais

Resumo

O tema da identidade tem suscitado inúmeras reflexões dentro do âmbito acadêmico das humanidades. Na área dos Estudos Culturais esta temática se destaca, perpassando diferentes tipos de análise, desde as que se voltam às questões referentes aos processos de globalização, onde as identidades parecem “repetir-se” nos diferentes cantos do planeta, até estudos relacionados aos trânsitos dos sujeitos por diferentes culturas, o estrangeiro e sua posição identitária e a problemática dos estereótipos. Com base nestes questionamentos, escolhemos como objeto de análise as obras ficcionais Persépolis, da iraniana Marjane Satrapi, e Hasta siempre, Mujercitas, da escritora chilena Marcela Serrano, que parecem significativas para a reflexão sobre a identidade na pós-modernidade à luz dos Estudos Culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Riva, UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Letras. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras da UFRGS na área de Estudos da Literatura, Especialidade: Literaturas de Língua Espanhola.

Luciane Alves, UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Letras. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras da UFRGS na área de Estudos da Literatura, Especialidade: Literatura Comparada

Downloads

Publicado

2012-02-27

Como Citar

RIVA, A.; ALVES, L. NEGOCIANDO IDENTIDADES: UMA ANÁLISE DE PERSÉPOLIS E HASTA SIEMPRE, MUJERCITAS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 43, p. 305–317, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.26062. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/26062. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários