A REPRESENTAÇÃO LÉXICO-SEMÂNTICA DE ALGUNS TIPOS DE VERBOS MONOARGUMENTAIS

Autores

  • Sérgio de Moura Menuzzi Unversidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Pablo Nunes Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.26006

Palavras-chave:

semântica lexical – estrutura de eventos – verbos de modo de movimento

Resumo

Neste trabalho, defendemos a distinção proposta por Rappaport-Hovav & Levin (1998, 2010) entre verbos de maneira e verbos de resultado. Contudo, contrariamente à análise das autoras, sustentamos que os verbos de modo de movimento não agentivos (p. ex., rolar, girar, deslizar, etc.) são verbos de maneira, e não de resultado. A proposta das autoras procura explicar o fato de que tais verbos participam de um processo lexical semelhante à alternância causativa, em contraste com verbos de modo de movimento agentivos (p. ex., correr, nadar, caminhar, etc.). Em nossa análise, isto se dá porque a raiz de maneira dos primeiros modifica um predicado primitivo MOVE, não volicional – por isso, mais facilmente associado à causação externa, no que difere do predicado volicional ACT, envolvido nos verbos de modo de movimento agentivos. Mostramos que a semântica do modificador quase fornece suporte à tese de que ambas as classes de verbos de movimento são verbos de maneira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio de Moura Menuzzi, Unversidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em linguística e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pablo Nunes Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Mestre pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2012-02-15

Como Citar

MENUZZI, S. de M.; RIBEIRO, P. N. A REPRESENTAÇÃO LÉXICO-SEMÂNTICA DE ALGUNS TIPOS DE VERBOS MONOARGUMENTAIS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 42, p. 83–94, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.26006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/26006. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários