NETTO GANHA SUA ALMA: AS RELAÇÕES ENTRE A CARACTERIZAÇÃO DO PROTAGONISTA E A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE DE TABAJARA RUAS

Autores

  • Mateus da Rosa Pereira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.25321

Palavras-chave:

Literatura Comparada, Adaptação cinematográfica, Representação da história

Resumo

O presente artigo analisa o romance Netto perde sua alma e sua adaptação cinematográfica, com base nas relações entre a caracterização do protagonista e a representação da história. A análise fílmica utiliza conceitos propostos por Robert Stam (2000) para ultrapassar comparações centradas exclusivamente no enredo das obras, enquanto o referencial para abordar a representação do passado é de Georg Lukács (2000). Uma das conclusões do estudo é que a narração do filme é mais objetiva que a do romance, o que está composicionalmente correlacionado à sua caracterização mais reverente do protagonista, à confirmação dos intertextos provenientes da história oficial e aos diferentes contextos de produção das obras.

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Biografia do Autor

Mateus da Rosa Pereira, UFRGS

Doutor em Estudos Literários (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

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Publicado

2012-02-27

Como Citar

PEREIRA, M. da R. NETTO GANHA SUA ALMA: AS RELAÇÕES ENTRE A CARACTERIZAÇÃO DO PROTAGONISTA E A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE DE TABAJARA RUAS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 43, p. 126–139, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.25321. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/25321. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários