NETTO GANHA SUA ALMA: AS RELAÇÕES ENTRE A CARACTERIZAÇÃO DO PROTAGONISTA E A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE DE TABAJARA RUAS

Mateus da Rosa Pereira

Resumo


O presente artigo analisa o romance Netto perde sua alma e sua adaptação cinematográfica, com base nas relações entre a caracterização do protagonista e a representação da história. A análise fílmica utiliza conceitos propostos por Robert Stam (2000) para ultrapassar comparações centradas exclusivamente no enredo das obras, enquanto o referencial para abordar a representação do passado é de Georg Lukács (2000). Uma das conclusões do estudo é que a narração do filme é mais objetiva que a do romance, o que está composicionalmente correlacionado à sua caracterização mais reverente do protagonista, à confirmação dos intertextos provenientes da história oficial e aos diferentes contextos de produção das obras.

Palavras-chave


Literatura Comparada; Adaptação cinematográfica; Representação da história

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.25321



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E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

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