EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Autores

  • Mariana Andrade Gomes Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.25184

Resumo

Este artigo pretende realizar um estudo comparativo entre as teorias da Estética da Recepção e Experiência Estética, observando suas semelhanças, ancorado principalmente nos pressupostos de John Dewey e sua análise da Experiência Estética e H.R. Jauss em sua contribuição para a Estética da Recepção. As duas teorias enfatizam a importância do receptor para a composição do significado da obra de arte e mostram a relevância do contexto no qual as obras foram construídas e nas quais estão sendo consumidas como um elemento importante para sua compreensão. Estas correntes teóricas se opõem ao New Criticism, Formalismo Russo e Estruturalismo que interpretavam a obra em sua imanência, ou seja, a obra como possuidora de um significado fechado em si mesma

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Biografia do Autor

Mariana Andrade Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE)

Mestranda em comunicação pela Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE). E-mail: marie-andrade@hotmail.com   

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Publicado

2012-01-10

Como Citar

GOMES, M. A. EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 39, p. 37–45, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.25184. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/25184. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários