AVALIAÇÃO NA LINGUAGEM: CONFIGURAÇÃO E FUNÇÃO DO SUBSISTEMA DE ENGAJAMENTO EM NOTÍCIAS DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Cristina Santos Lovato UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.24998

Palavras-chave:

Avaliação na linguagem – Subsistema de Engajamento – Notícias de popularização científica

Resumo

Sob o aporte teórico do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), este trabalho tem como objetivo analisar a configuração e a função do Subsistema de Engajamento em 15 notícias de popularização científica. Realizamos uma análise qualiquantitativa, mapeando e classificando os índices linguísticos que constituem esse subsistema. Os resultados indicam que, nas notícias analisadas, o Subsistema de Engajamento é materializado por meio da mobilização dos recursos linguísticos que realizam a expansão dialógica. Esses recursos produzem um efeito de imparcialidade, sugerindo uma tentativa de isenção por parte da voz autoral em relação ao conteúdo das suas proposições e das proposições das vozes não autorias inseridas nas notícias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Santos Lovato, UFSM

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2011-12-16

Como Citar

LOVATO, C. S. AVALIAÇÃO NA LINGUAGEM: CONFIGURAÇÃO E FUNÇÃO DO SUBSISTEMA DE ENGAJAMENTO EM NOTÍCIAS DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 38, p. 155–165, 2011. DOI: 10.22456/2236-6385.24998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24998. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários