AVALIAÇÃO NA LINGUAGEM: CONFIGURAÇÃO E FUNÇÃO DO SUBSISTEMA DE ENGAJAMENTO EM NOTÍCIAS DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.24998Palavras-chave:
Avaliação na linguagem – Subsistema de Engajamento – Notícias de popularização científicaResumo
Sob o aporte teórico do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), este trabalho tem como objetivo analisar a configuração e a função do Subsistema de Engajamento em 15 notícias de popularização científica. Realizamos uma análise qualiquantitativa, mapeando e classificando os índices linguísticos que constituem esse subsistema. Os resultados indicam que, nas notícias analisadas, o Subsistema de Engajamento é materializado por meio da mobilização dos recursos linguísticos que realizam a expansão dialógica. Esses recursos produzem um efeito de imparcialidade, sugerindo uma tentativa de isenção por parte da voz autoral em relação ao conteúdo das suas proposições e das proposições das vozes não autorias inseridas nas notícias.
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