AVALIAÇÃO NA LINGUAGEM: CONFIGURAÇÃO E FUNÇÃO DO SUBSISTEMA DE ENGAJAMENTO EM NOTÍCIAS DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA

Cristina Santos Lovato

Resumo


Sob o aporte teórico do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), este trabalho tem como objetivo analisar a configuração e a função do Subsistema de Engajamento em 15 notícias de popularização científica. Realizamos uma análise qualiquantitativa, mapeando e classificando os índices linguísticos que constituem esse subsistema. Os resultados indicam que, nas notícias analisadas, o Subsistema de Engajamento é materializado por meio da mobilização dos recursos linguísticos que realizam a expansão dialógica. Esses recursos produzem um efeito de imparcialidade, sugerindo uma tentativa de isenção por parte da voz autoral em relação ao conteúdo das suas proposições e das proposições das vozes não autorias inseridas nas notícias.


Palavras-chave


Avaliação na linguagem – Subsistema de Engajamento – Notícias de popularização científica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.24998



Direitos autorais

 

Indexadores: 

      

 

 

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil