O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE JORNALISMO E O DISCURSO SOBRE A LÍNGUA NA IMPRENSA

Andréa F. Weber

Resumo


Este artigo discute o ensino de Língua Portuguesa nos cursos de Jornalismo de universidades federais do RS. O objetivo deste trabalho foi identificar e avaliar conteúdos gramaticais e linguísticos no ensino de língua direcionado aos futuros profissionais da imprensa. Para tanto, foi efetuada uma análise de conteúdo das ementas das disciplinas de Redação, ministradas nos cursos de Jornalismo da UFSM e da UNIPAMPA. Esses dados foram interpretados à luz da história do ensino de línguas no Brasil e de estudos acerca do discurso midiático sobre as línguas. Os resultados mostram que o conhecimento gramatical ainda é visto como base à produção textual e que os estudos de variação linguística estão praticamente ausentes da proposta de ensino de línguas nesses cursos.


Palavras-chave


Língua Portuguesa – Jornalismo – Ensino de Línguas

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.24996



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E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

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