A TEXTUALIDADE NO TERMO DE DECLARAÇÃO DE INQUÉRITOS POLICIAIS DE HOMICÍDIO SEM AUTORIA CONHECIDA

Autores

  • Maria Izabel Plath da Costa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.24994

Palavras-chave:

Termo de Declaração – Texto jurídico-policial – Polícia Científica

Resumo

O Termo de Declaração é o registro, pelo policial, do depoimento dos participantes nos procedimentos policiais. É texto especializado porque gira em torno de uma temática específica, sendo produzido por especialistas da Polícia Judiciária. Embora inexista normativa que estabeleça o modo de elaboração desse texto, a análise de um corpus representativo, formado por seis TDs de inquéritos policiais de homicídios sem autoria conhecida, mostra que todos os exemplares analisados apresentam elementos microestruturais recorrentes. Os policiais que os elaboram seguem uma espécie de tradição na transposição da fala para a escrita. Mostramos, nos textos especializados jurídico-policiais que formam o corpus, os fatores mais relevantes que são responsáveis pela textualidade e, também, os aspectos macro e microestruturais recorrentes em todos os textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izabel Plath da Costa, UFRGS

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, linha de pesquisa Lexicografia e Terminologia: relações textuais.

Downloads

Publicado

2011-12-16

Como Citar

DA COSTA, M. I. P. A TEXTUALIDADE NO TERMO DE DECLARAÇÃO DE INQUÉRITOS POLICIAIS DE HOMICÍDIO SEM AUTORIA CONHECIDA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 38, p. 98–107, 2011. DOI: 10.22456/2236-6385.24994. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24994. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários