SILENCIAMENTO DOS SENTIDOS: USO DO TEXTO LITERÁRIO APENAS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA

Francisco Neto Pereira Pinto, Hilda Dutra Gomes Magalhães

Resumo


Nosso objetivo consiste em analisar, sob a ótica dos estudos do letramento literário, uma unidade do livro didático alfabetização: série Brasil, de Bonini (2007). Para tanto, assumimos como conceito de letramento literário o desenvolvimento de habilidades indispensáveis à formação do leitor de literatura tais como a percepção estética, a sensibilidade e a imaginação. Durante a análise da cartilha, percebemos, entretanto, que o texto literário foi utilizado mais como instrumento para facilitar a aquisição da habilidade de reconhecimento do código linguístico e a decifração de caracteres do que para se alargar a sensibilidade a explorar a construção de sentido, o que caracteriza uma exploração inadequada desse gênero textual na escola.


Palavras-chave


Direito à literatura – Letramento literário – Livro didático

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.24993



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