INFERÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DE QUESTÕES INTERPRETATIVAS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA

Jéssica Colvara Chacon

Resumo


A interpretação de texto é uma atividade que envolve, além da decodificação, a realização de processos inferenciais. Considerando que os Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem que ler é mais do que decodificar e que os livros didáticos têm procurado explorar de modo mais amplo a interpretação de texto, o artigo pretende analisar um trecho de um texto de um livro didático de Língua Portuguesa a partir da Teoria da Relevância. Além disso, pretende avaliar a qualidade das questões de interpretação de texto sobre o trecho analisado. Operacionalizando o processo de compreensão conforme os fundamentos teóricos, concluímos que o material analisado permite a exploração dos implícitos textuais.


Palavras-chave


Inferências textuais ─ Teoria da Relevância ─ Livro Didático

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.24908



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