A revisão colaborativa e a produção textual em língua inglesa: o ponto de vista do aprendiz

Doris de Almeida Soares

Resumo


Estudo de caso acerca da utilidade dos comentários dos colegas para a reescrita de textosem inglês na graduação em Letras em uma universidade pública no Rio de Janeiro. Participaram cincosujeitos divididos em dois grupos para a revisão colaborativa de seus textos. Após a reescrita, estesproduziram um relato escrito sobre a influência desta atividade para a revisão. Quatro sujeitos disseramque se beneficiaram dos comentários dos colegas, dado corroborado pela análise da sessão de revisãocolaborativa, pelo cotejo dos textos e das reescritas e pelas entrevistas com a pesquisadora. Conclui-seque a maior parte das modificações tem ligação com os comentários dos colegas e que mais revisõesforam feitas do que as sinalizadas durante a interação.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de redação - Revisão colaborativa - Língua estrangeira

ABSTRACT: Case study about the usefulness of peer feedback for the rewriting of texts in English inan undergraduate course in Languages in a federal university in Rio de Janeiro. Five students dividedinto two groups provided feedback on their partner’s essays. The subjects rewrote their texts andproduced a report about the influence of peer feedback on the revision of their texts. Four subjectsclaimed to have benefited from this activity. These data were checked against a comparison of the firstand the second drafts, the content of the feedback session and the interviews carried out by theresearcher. The study revealed that most of the changes were triggered by peer feedback and that extrarevisions were made.

KEYWORDS: Writing - Peer feedback - English as a foreign language


Palavras-chave


Ensino de redação; Revisão colaborativa; Língua estrangeira

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.18915



Direitos autorais

 

Indexadores: 

      

 

 

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil