A recuperação da coerência em um manual de instruções

Cristina Zambra

Resumo


Pretende-se, com este trabalho, colher evidências que permitam uma compreensão sobre o processo de leitura de manuais de instruções. Para isso, tomam-se, como aporte teórico, as meta-regras de coerência de Charolles (1988). Através da análise da meta-regra de repetição, realizou-se o estudo de duas páginas de um manual de instruções, contemplando questões referentes à recepção desse tipo de texto (especializado), mediante a relação que se estabelece entre leitor e texto, via coerência global.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura - Meta-Regras - Coerência

RESUMEN:

Con ese trabajo, se pretende recoger videncias que permitan una comprensión sobre el proceso de lectura de manuales de instrucciones. Para éso, se usa, como aporte teórico, las meta-reglas de coherencia (CHAROLLES, 1988). A través del análisis de la meta-regla de repetición, se realizó el estudio de dos páginas de un manual de instrucciones, contemplando cuestiones referentes a la recepción de ese tipo de texto (especializado), mediante la relación entre lector y texto, vía coherencia global.

PALABRAS-CLAVE: Lectura - Meta-Reglas - Coherencia


Palavras-chave


Leitura; Meta-Regras; Coerência

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.18914



Direitos autorais

 

Indexadores: 

   Resultado de imagem para diadorimImagem relacionada   Resultado de imagem para redib

Imagem relacionadaResultado de imagem para capes web qualisResultado de imagem para google acadêmico

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil