Sinfonia narrativa: a metaficção em O triunfo da morte, de Augusto Abelara

Natália Ubirajara Silva

Resumo


O presente trabalho objetiva analisar o romance O triunfo da Morte, do autor portuguêsAugusto Abelaira, à luz dos conceitos de multiplicidade e metaficção. Valendo-nos da visão de ItaloCalvino, que considera o romance moderno uma enciclopédia, mostramos como esse “romancesinfonia” abelairiano compendia não apenas questionamentos e temáticas, mas também a função daliteratura e os próprios processos de criação do autor.

PALAVRAS-CHAVE: Romance português contemporâneo – Multiplicidade – Metaficção


Palavras-chave


Romance português contemporâneo – Multiplicidade – Metaficção

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.18767



Direitos autorais

 

Indexadores: 

      

 

 

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil