Na aquarela do discurso: memória, metáfora e metonímia

Autores

  • Marilane Mendes Cascaes Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.103005

Palavras-chave:

memória, metáfora, metonímia.

Resumo

Este trabalho, à luz da Análise do Discurso, mobiliza as noções teóricas memória, metáfora e metonímia. Como objeto de análise, trazemos a música Aquarela, de Toquinho. Por meio dessa materialidade discursiva, notamos o ecoar da memória, num espaço complexo de repetição e regularização, mas também de deslocamentos e conflitos. É um local movente e amplamente propício para outros dizeres. Outrossim, visualizamos a perturbação da metáfora, o (des)colorir dos sentidos para que outros possam ser pintados, numa nova trajetória onde os sentidos estilhaçam-se, num ritual que sempre pode falhar. Por outro lado, notamos a tentativa da metonímia de estabilização, de reconstrução dos sentidos, de tentar tratar da perturbação.  Observamos que memória, metáfora e metonímia se constituem, imbricam-se no jogo da língua.

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Biografia do Autor

Marilane Mendes Cascaes Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ); possui Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL – 2005); Graduação em Letras – Português/Inglês (UNISUL – 2000). Professora da Educação Básica, das redes pública e particular, nos Ensinos Fundamental e Médio a partir de 1996. Em 2000, ingressou na Universidade do Sul de Santa Catarina, atuando, principalmente, no Curso de Letras. Foi Vice Coordenadora Institucional do PARFOR e, também, professora do mesmo programa. Atuou no IFSC como professora de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Atualmente, é professora, coordenadora do Curso de Letras-Inglês e Letras - Língua Portuguesa da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tem experiência na área de texto e discurso, com ênfase em Análise do Discurso de linha francesa, interessando-se pelos seguintes temas: ensino, leitura, análises textual e discursiva, estratégias de ensino, memória, silenciamento de sentidos e metáfora. Participa dos grupos de pesquisa Relações de poder: memória e esquecimento (GREPEM), da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL; e Discurso, arquivo e autoria, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

ROSA, M. M. C. Na aquarela do discurso: memória, metáfora e metonímia. Cadernos do IL, [S. l.], n. 61, p. 298–321, 2020. DOI: 10.22456/2236-6385.103005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103005. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos