Um estudo sobre a (re)construção de objetos do discurso em processos de retextualização na perspectiva do ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.103001

Palavras-chave:

referenciação, retextualização, anáfora intertextual, ensino.

Resumo

Este artigo baseia-se na relação entre processos de retextualização e processos referenciais na perspectiva do ensino. Nesse contexto, o objetivo é analisar a construção de referentes transpostos entre gêneros, na caracterização do que se denomina anáfora intertextual. Constituem-se objeto de estudo produções textuais de alunos do ensino médio oriundas de práticas de transformação textual. Fundamentam esta abordagem autores como Marcuschi (2001), Dell’Isola (2007), Mondada e Dubois (1995) e Custódio Filho (2015). A pesquisa é de natureza aplicada e orientada por levantamento bibliográfico. Os resultados apontam para a importância do uso da referenciação e da retextualização como estratégias de construção textual de sentidos e, portanto, são de grande valia para conduzir o trabalho com textos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Wellington Gomes de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor da educação básica - SEDUC/CE. Mestre em Letras pela UFCG (PROFLETRAS - 2018). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Professora Dra. da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Pprofessora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e Doutorado.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

SOUZA, W. G. de; BEZERRA, L. de M. D. Um estudo sobre a (re)construção de objetos do discurso em processos de retextualização na perspectiva do ensino. Cadernos do IL, [S. l.], n. 61, p. 344–366, 2020. DOI: 10.22456/2236-6385.103001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103001. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos