Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.103000

Palavras-chave:

leitura, negociação de sentidos, modelo sociocognitivo, BNCC.

Resumo

Este artigo aborda o tema da leitura, apresentando e discutindo a relevância de um modelo sociocognitivo de negociação de sentidos. Para tanto, analisamos a questão da leitura no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas habilidades do componente Língua Portuguesa (LP), da seção Ensino Médio (EM). Utilizamos uma abordagem metodológica de cunho interpretativista e desenvolvemos alguns pressupostos teóricos implicados na noção de leitura como negociação de sentidos. Apresentamos duas premissas para negociação de sentidos em práticas de leitura, a saber, confrontação interativa e concertação participante. A análise da BNCC revelou a presença de dois tipos de habilidades, sendo um conjunto mais afeito às práticas horizontais de negociação de sentidos e outro menos alinhado a essa finalidade.

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Biografia do Autor

Adriano de Souza, Universidade Federal do Pampa/RS

Professor da Universidade Federal do Pampa (campus Bagé); doutorando do PPGLetras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Linguística Aplicada); mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Viviane de Vargas Geribone, Doutoranda do PPGLetras - UFRGS

Professora de Educação Básica de português e literatura, doutoranda do PPGLetras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Linguística Aplicada); mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

SOUZA, A. de; GERIBONE, V. de V. Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica. Cadernos do IL, [S. l.], n. 61, p. 322–343, 2020. DOI: 10.22456/2236-6385.103000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos