<i>Memórias Sentimentais de João Miramar:</i> entre prosa e poesia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.101098Palavras-chave:
Memórias Sentimentais de João Miramar, Oswald de Andrade, narrativa poética, Modernismo brasileiro.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revelando as experimentações formais que aproximaram a escrita do romance à poesia e os elementos da narrativa que remetem às estruturas do poema. Por suas características inovadoras e uma linguagem poética densa, a obra é uma atualização modernista das técnicas vanguardistas que buscaram na palavra lírica um modo de romper com a tradição literária e, ao mesmo tempo, com o domínio social conservador. A análise será desenvolvida por meio de críticas e teorias ligadas ao assunto, como estudos sobre o Miramar e sua ligação ao modernismo brasileiro e teorias da “narrativa poética”.Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald. Obras completas II: Memórias Sentimentais de João Miramar, Serafim Ponte Grande. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
ANDRADE, Oswald. Obras completas V: Ponta de lança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 36. ed. São Paulo: Cultrix, 1999.
CALINESCU, Matei. As cinco faces da modernidade. Tradução de Jorge Teles de Menezes. Lisboa: Vega, 1999.
CAMPOS, Haroldo. Miramar na mira. In: ANDRADE, Oswald. Obras completas II: Memórias Sentimentais de João Miramar, Serafim Ponte Grande. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972a. p. xi-xlv.
CAMPOS, Haroldo. Serafim: um grande não-livro. In: ANDRADE, Oswald. Obras completas II : Memórias Sentimentais de João Miramar, Serafim Ponte Grande. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972b. p. 100-127.
CANDIDO, Antônio. Estouro e libertação. In: CANDIDO, Antônio. Brigada ligeira e outros ensaios. São Paulo: Editora UNESP, 1992a. p. 17-32.
CANDIDO, Antônio. Uma tentativa de renovação In: CANDIDO, Antônio. Brigada ligeira e outros ensaios. São Paulo: Editora UNESP, 1992b. p. 93-102.
CANDIDO, Antônio. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. p. 116-145.
COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Tradução de Cleonice P. B. Mourão, Consuelo F. Santiago, Eunice D. Galéry. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
FREEDMAN, Ralph. La novela lírica: Hermann Hesse, André Gide, Virginia Woolf. Barcelona: Barral, 1972.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: Ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.
JAKOBSON, Roman. Fragments de "La nouvelle poésie russe". In: JAKOBSON, Roman. Huit questions de poétique. Paris: Éditions Seuil, 1977. p. 11-29.
JAKOBSON, Roman. Linguística e poética. In: JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Tradução Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1985. p. 118-162.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
SCHÜLER, Donaldo. Teoria do romance. São Paulo: Ática, 2000.
TADIÉ, Jean-Yves. Le récit poétique. Paris: Écriture, 1978.
WEISGERBER, Jean. (ed.) Les avant-gardes littéraires au XXe.siècle: Théorie; publié par le Centre d’Étude des Avant-gardes Littéraires de l’Université de Bruxelles. Budapeste: Akadémiai Kiadó, 1986. 2 v.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.