Histórico do periódico

O primeiro número dos Cadernos do IL foi publicado em dezembro de 1989 e contava com apenas seis artigos, da área de Estudos Linguísticos. Na época, a revista era dirigida por professores.

Dezesseis anos depois, em 2005, o gerenciamento dos Cadernos do IL passou a ser de responsabilidade compartilhada entre discentes e docentes do Instituto de Letras da UFRGS. Em termos práticos, aos docentes coube a tarefa de supervisão e aos alunos a tarefa de fazer os Cadernos "acontecer". Portanto, desde então, os Cadernos passam a envolver os alunos não apenas na condição de autores de artigos publicados, mas também na condição de organizadores do periódico e de responsáveis por seu andamento.

Em 2011, com o mesmo tipo de gerenciamento, os Cadernos do IL passam a publicar suas edições na base SEER da UFRGS. As edições continuam sendo semestrais, porém, cada volume é dedicado a apenas uma das áreas que os Cadernos abrangem. A edição 34, correspondente ao primeiro semestre de 2007 e publicada em versão impressa em julho de 2010, foi a primeira edição publicada na base SEER e compreende oito artigos da área de Estudos Linguísticos.