Uma tradução metrificada em português do conto de fadas em versos “Czar Nikita e suas 40 filhas” de Aleksandr S. Púchkin

Autores

Resumo

Esta é uma tradução do conto de fadas “Czar Nikita e suas 40 filhas” «Царь Никита и сорок его дочерей» (Tsar Nikita i sorok ego dotcherey), escrito por A. S. Púchkin, em 1822, utilizando versos com métrica de tetrâmetro trocaico. O poema é a primeira experiência conhecida de Púchkin no gênero de contos de fadas (skazki), pelo qual ele é famoso. O conto também é classificado por especialistas dedicados à obra de Púchkin como “poesia erótica”. O poema não foi publicado durante a vida do autor devido ao risco de censura, tendo havido dúvidas no passado sobre sua autoria, que hoje não é mais questionada. A presente tradução para a língua portuguesa buscou preservar ao máximo o sentido original dos versos e também o ritmo do tetrâmetro, porém não preservou as rimas externas, empregadas pelo autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder da Rocha, Não tenho afiliação com nenhuma instituição acadêmica.

Helder da Rocha (1968-) é artista de várias modalidades, cientista da computação e engenheiro eletricista. Tem formação em engenharia elétrica e mestrado em informática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é autor de livros sobre tecnologias Web. Nas artes, além da literatura, tem atuado como ator, ilustrador, músico e escultor. Criou esculturas científicas de pterossauros que estão em exposição em museus de ciência no Brasil e exterior, inclusive no Instituto de Geociências da USP. Desde 2010 estuda russo como autodidata, periodicamente traduz artigos e às vezes textos literários e poemas. Tem certificado de proficiência (B1) na língua russa emitido pela Universidade de São Petersburgo e trabalha como tradutor para empresas de tradução literária e localização de software. Também é autor de traduções literárias em italiano e inglês (Inferno e Purgatorio de Dante Alighieri, 1998, O Corvo de Edgar Allan Poe, 1999).

Downloads

Publicado

2021-05-11