Tradução em período de pandemia: distanciamento de crianças surdas na escola e a literatura como linguagem viva

Autores

Resumo

Nosso objetivo com este artigo é evidenciar como uma proposta de tradução em tempos de pandemia que utiliza tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pode contribuir para a necessidade social de uma minoria linguística por meio de textos verbovocovisuais, produzidos na esfera literária e digital. Baseadas em conceitos elaborados por Bakhtin e o Círculo, pretendemos também, por meio da análise dialógica do discurso, analisar um conjunto de vídeos multimodais, de forma a indicar critérios que favoreçam a compreensão das atitudes responsivas dos tradutores envolvidos. As discussões compiladas neste artigo indicam que os sujeitos tradutores acabam por contribuir com as atividades de leitura e produção textual, além de estimular a comunicação de crianças surdas em distanciamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva de Aquino Albres, UFSC

DOUTORA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2013) MESTRE EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005).

Docente e Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET, Departamento de Libras – DLSB. Docente do curso de graduação em Letras Libras Presencial. Área de concentração Linguística Aplicada - Estudos da Tradução e Interpretação

Michelle Duarte da Silva Schlemper, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Estudos da Tradução (UFSC). Mestre em Estudos da Tradução (UFSC). Especialista em Linguagens e Educação EaD (UFSC); Graduada em Letras Libras/Licenciatura (UFSC) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais - InterTrads registrado no CNPq. Interesse em pesquisas relacionadas a tradução Literária (par linguístico Libras/Português), Literatura Infantil e Libras, Literatura e Cultura Surda e Educação de Surdos. Assistente em Administração do Departamento de Libras (LSB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2021-06-07