ProAut: Um Processo para Apoio de Projetos de Interface de Produtos de Software para Crianças Autista

Áurea Hiléia da S. Melo, Raimundo Barreto, Tayana Conte

Resumo


As principais características de uma criança autista são o atraso na comunicação e a dificuldade de interação social que podem limitar seu desenvolvimento pessoal e educacional. Quanto mais cedo uma criança autista receber intervenção, maiores serão suas chances de diminuir as dificuldades citadas. Dentre as intervenções usadas com crianças autistas existe o uso de ferramentas tecnológicas que contemplam produtos como: softwares, ambientes, aplicativos e robôs. No entanto, equipes de desenvolvimento desse tipo de produtos, podem enfrentar diversas dificuldades ao tentar incluir crianças autistas dentro do processo de desenvolvimento. Nesse contexto, este artigo visa apresentar a proposta de um processo para apoiar projetos de interfaces destinados a crianças autistas. Este processo, denominado ProAut, se baseia nos princípios das abordagens do Design Participativo e Design Centrado no Usuário, com o intuito de facilitar a identificação das necessidades destes usuários. Além disso, o ProAut sugere o uso de um conjunto de diretrizes iniciais para auxiliar equipes de desenvolvimento com baixa experiência na criação desse tipo de interfaces. 

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