Editorial

José Valdeni de Lima, José Palazzo M. de Oliveira

Resumo


O CITA 2011 é um fórum de discussão onde pesquisadores, acadêmicos, profissionais e pessoas podem trocar conhecimentos e experiências no uso de tecnologias para a comunicação a distância de serviços informáticos nas mais diversas áreas (TV Digital, Ensino a Distância, Serviços de Saúde, Rede de Telecomunicações, Teleconferências, entre outras). Como resultado da integração das tecnologias da informação e das comunicações, a telemática constitui um dos pilares fundamentais da designada “sociedade do conhecimento”. Para além da simples reunião e transporte de informação, é exigido um tratamento inteligente de apoio à decisão e para se obter serviços agregados de alto valor para o negócio. A engenharia telemática tem promovido e suportado a criação de produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das infraestruturas e das atividades econômicas, nomeadamente no ensino, na proteção do meio ambiente, na saúde, na segurança social, nos transportes, bancos, ou na cultura e entretenimento.

O Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA) foi realizado em cinco edições anteriores, em Gijón/Xixón (Espanha 2009), Monterrey (México 2006), Montevideo (Uruguai 2003), Mérida (Venezuela 2002) e Cartagena (Colômbia 2001). O seu objetivo tem sido promover um fórum de discussão onde investigadores, acadêmicos, profissionais e, em geral, todas as pessoas interessadas na área da telemática podem trocar conhecimentos e experiências.

No ano de 2011 o CITA realiza-se no Brasil, em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo Instituto de Informática da UFRGS e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE). O CITA incluiu este ano artigos com autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Noruega e Uruguai. Em paralelo se desenvolvem os workshops Encontro Ibero-americano de Pesquisa Ontológica e Workshop de Sistemas de Informação em Ambientes de Saúde (HamIS 2011).

O Encontro Ibero-americano sobre Pesquisa Ontológica é organizado no contexto internacional do programa da Associação Internacional de Ontologias e Aplicações (IAOA). A ideia do evento é promover um encontro para os diferentes grupos que fazem pesquisas científicas relacionadas com a Engenharia Ontológica e Aplicações de Ontologias na Ibero-América.

O Workshop de Sistemas de Informação em Ambientes de Saúde visa tratar as possibilidades abertas pelas novas ciências e técnicas que trazem melhorias de impacto muito profundo nos sistemas de informação voltados à saúde. Por um lado o progresso em redes sem fio, sensores e dispositivos móveis facilitam os sistemas de informação no ambiente, por outro lado, melhoria em gerenciamento de dados distribuídos, interfaces adaptativas, ferramentas e métodos colaborativos, modelos semânticos e ontologias promovem melhor suporte para registros pessoais de saúde e conhecimento médico e geralmente maior compartilhamento de dados.

Em conjunto com o CITA 2011 foram realizados os workshops dos projetos SALUS-CNPq-CYTED Qualidade em Sites na Área da Saúde e SOLITE/CYTED. Os referidos projetos reúnem temáticas complementares ao tema da conferência principal e permite reunir os pesquisadores envolvidos nos mesmos, proporcionando maior interação entre os grupos.

Enfim, gostaríamos de agradecer a presença dos pesquisadores que participaram do evento e contribuíram com suas opiniões, ideias, críticas e relatos, e salientar especialmente a contribuição de Isabela Gasparini e Giseli Lopes que editaram estes cadernos, de Lourdes Tassinari na organização, de Guilherme Teixeira que montou o site da Conferência e o manteve atualizado, de Leandro Krug Wives e Ana Marilza Pernas que ajudaram na organização do evento, de Anelise Jantsch que colaborou na Programação do Evento, de Christine Verdier  e Lucinéia Thom que organizaram o Workshop HamIS, de Giancarlo Guizzardi e Fernanda Baião que organizaram o Encontro Ibero-americano de Pesquisa Ontológica, e de tantos outros ajudantes anônimos que, pelo espaço e ou esquecimento, não serão nominados aqui de forma individual.


Texto completo:

PDF