ONTOLOGIA PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

Autores

  • Sandra Dutra Piovesan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Érico Marcelo Hoff do Amaral Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Giovani Rubert Librelotto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Roseclea Duarte Medina Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Este trabalho apresenta o mapeamento de algumas características de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o uso de Ontologias para organizar o conhecimento tácito obtido com o reconhecimento desta estrutura. O estudo utilizou o AVA Moodle como laboratório de pesquisa e a ferramenta Prótegé para definir regras e demonstrar o resultado das interações encontradas no AVA. A modelagem no Prótegé explicitou alguns dos principais aspectos relacionados ao uso do Moodle, assim como a consistência entre os seus módulos. O intuito desta atividade é obter uma visão ampla do AVA, a fim de possibilitar a implementação de regras diferentes que permitam a descrição do conhecimento contido no ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Dutra Piovesan, S., Hoff do Amaral, Érico M., Rubert Librelotto, G., & Duarte Medina, R. (2011). ONTOLOGIA PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE. Cadernos De Informática, 6(1), 269–272. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v6n1p269-272