Construção de objetos de aprendizagem acessível: foco na aprendizagem significativa

Autores

  • Elton Vergara Nunes Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Raul Inácio Busarello Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Gertrudes Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Tarcísio Vanzin Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Resumo

Com objetivo de elencar conceitualmente parâmetros para a elaboração de objetos de aprendizagem inclusivos, no âmbito do projeto WebGD, este artigo aborda aspectos sobre a construção desses objetos acessíveis, de maneira que seu conteúdo possa ser tratado de forma a não restringir o acesso a usuários com deficiência auditiva ou visual e aos sem deficiência. Para isso, realizou-se um estudo teórico sobre a problemática do tema e confecção de uma proposta de adequação desses conceitos ao projeto indicado. Identificou-se que, em virtude da disponibilidade de tecnologias para acessibilidade, quando os objetos de aprendizagem forem pensados e construídos, independentemente de sua complexidade, devem incrementar adaptações que possibilitem o acesso também a usuários surdos e cegos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Nunes, E. V., Busarello, R. I., Dandolini, G., de Souza, J. A., Ulbricht, V. R., & Vanzin, T. (2011). Construção de objetos de aprendizagem acessível: foco na aprendizagem significativa. Cadernos De Informática, 6(1), 245–248. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v6n1p245-248