M-learning e Celulares: em busca de soluções práticas

Autores

  • Silvia Batista IF Fluminense
  • Patricia Behar PPGIE/UFRGS
  • Liliana Passerino PPGIE/UFRGS
  • Jorge Barbosa PIPCA/Unisinos

Resumo

Neste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de duas turmas do Ensino Superior. A seguir, são descritas ferramentas de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos e são discutidas formas de usos educacionais dos mesmos. É promovida, ainda, uma análise visando verificar se os recursos focalizados levam em consideração, ou não, características que são diferenciais de m-learning. Para tanto, é utilizada uma taxonomia selecionada na literatura. Foi possível observar que mesmo recursos simples podem ter formas de uso adequadas à proposta de m-learning.

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Publicado

2011-05-09

Como Citar

Batista, S., Behar, P., Passerino, L., & Barbosa, J. (2011). M-learning e Celulares: em busca de soluções práticas. Cadernos De Informática, 6(1), 23–30. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v6n1p23-30