Desenho e Avaliação do sistema BOA com base em Padrões de Interfaces Sociais

Alberto Rodrigues da Silva, Paulo Correia de Sousa

Resumo


A democratização do acesso à internet por todo o mundo, tem permitido a milhões de utilizadores criarem e participarem em comunidades online com interesses comuns. Este trabalho enquadra-se no âmbito de comunidades online especificamente relacionadas com a área do ensino-aprendizagem, como é o caso da plataforma Bolsa de Objectos de Aprendizagem (BOA). Este trabalho surge no seguimento das conclusões do artigo “Casos de Estudo com a Bolsa de Objectos de Aprendizagem: Análise na Perspectiva da Computação Social”, em que foram identificadas áreas de melhoria que permitem uma maior dinamização e participação em comunidades suportadas pelo BOA.

Este artigo, baseando-se na análise da experiência actual dos utilizadores da plataforma BOA, e na análise de outros sistemas centrados em objectos sociais, designadamente Youtube, SlideShare e Flickr, identifica e discute soluções técnicas que permitam ultrapassar as limitações actuais da plataforma, pela aplicação de padrões de usabilidade e de desenho social relevantes[1].


[1] Investigação realizada com apoio FCT (INESC-ID multi-annual funding) e do projecto CYTED/SOLITE.

 


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