O ESPECTA(U)TOR NA NARRATIVA PERFORMÁTICA DE SÉRGIO SANT’ANNA

María D. “Lolita” Villanúa

Resumo


Resumo: Este artigo explora um dos aspectos distintivos da obra literária de Sérgio Sant’Anna. Refiro-me aos narradores (espectadores) que entram no texto como protagonistas da trama (atores) e que são profissionais da palavra escrita (autores). Para tentar caracterizá-los, proponho o termo “especta(u)tor”. Trata-se de uma transformação do termo “espectator” inventado pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal para nomear o espectador participativo do seu teatro. A minha adaptação aplica igualmente ao leitor ficcional ou real da narrativa metaficcional e performática de Sant’Anna que é explicitamente convidado a participar na construção da ficção e dos seus significados. O “especta(u)tor” serve para refletir sobre o processo de criação e encenação assim como sobre fatores sociais, econômicos e políticos que afetam o escritor e sua obra. A inclusão do próprio autor, permite o (auto)questionamento e a possibilidade de assumir um papel principal para confrontar o cenário literário e social. Dessa forma, se rearticulam questões culturais e sociopolíticas através da problematização da (auto)representação e da autoridade.

 

Palavras-chave: Sérgio Sant’anna; Literatura brasileira contemporânea; Metaficcão; Performance; Augusto Boal

 

Abstract: This article explores one of the distinctive traits of Sérgio Sant’Anna’s literary work: narrators (spectators) who enter the text as protagonists (actors) and who also are professionals of the written word (authors). In an attempt to characterize them, I suggest the term “especta(u)tor” (“spectauthor”), a transformation of Brazilian playwright Augusto Boal’s “espectator” (“spectactor”), intended to designate the participative spectator of his theater. My adaptation also applies to both the fictional or the real reader of Sant’Anna’s metafictional and performatic literature, who are explicitly invited to participate in the construction of the fiction and its meanings. The term “especta(u)tor” enables a reflection  on the processes of creation and staging as well as on social, economic and political issues that affect the writer and his work. The insertion of the author himself allows for (self)questioning and the possibility of assuming a leading role in confronting literary and social scenarios. Cultural and socio-political issues are thus rearticulated through the problematization of (self)representation and authority.

 

Keywords: Sérgio Sant’Anna; Contemporary Brazilian literature; Metafiction; Performance; Augusto Boal


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