“UM BOXEADOR MUITO ASTUTO”: REFLEXÕES SOBRE O CONTO DE ERICO VERISSIMO

Bruno Brizotto

Resumo


Resumo: Em 1972, com o intuito de comemorar os quarenta anos de vida literária de Erico Verissimo (1905-1975), é relançado o seu livro de estreia, Fantoches. Ao lado dos textos originais de 1932, encontram-se outros seis contos publicados ao longo de sua produção ficcional: “As mãos de meu filho” (1942), “O navio das sombras” (1942), “Os devaneios do general” (1942), “Esquilos de outono” (1959), “Sonata” (1959) e “A ponte” (1959) (Verissimo, 2007). São essas narrativas que levamos em conta nesta investigação, a qual objetiva examinar a contística de Erico Verissimo à luz de uma série de proposições teóricas apresentadas pelo escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984) em “Alguns aspectos do conto” (Cortázar, 2006). Por meio da lente teórica cortaziana observamos como “certas constantes [e] certos valores” (Cortázar, 2006: 149) podem ser aplicados à narrativa breve redigida por Verissimo nas décadas de 1940 e 1950. Elegemos como tópicos de análise: a diferenciação entre conto e romance, a definição do bom contista, o conto significativo, a escolha do tema, a relação entre contista e leitor, e o domínio do ofício pelo autor. Temos como resultado uma profícua grade de leitura, a qual, ao centrar-se na contística praticada por Erico Verissimo, possui meios de torná-la mais acessível tanto à crítica especializada quanto ao grande público.

Palavras-chave: Conto; Erico Verissimo; Julio Cortázar; Literatura brasileira; Teoria do conto.

 

Abstract: In 1972, in order to celebrate Erico Verissimo’s (1905-1975) forty years of literary life, his debut book, Fantoches, is relaunched. Alongside the original 1932 texts are six other short stories published throughout his fictional production: “The Hands of My Son” (1942), “The Ship of Shadows” (1942), “The General’s Daydreams” (1942), “Autumn Squirrels” (1959), “Sonata” (1959) and “The Bridge” (1959) (Verissimo, 2007). These  are the narratives that we take into account in this investigation, which aims to examine Erico Verissimo’s short stories in the light of a series of theoretical propositions presented by Argentine writer Julio Cortázar (1914-1984) in “Some aspects of the short story” (Cortázar, 2006). Through the cortazian theoretical lens we observe how “certain constants [and] certain values” (Cortázar, 2006: 149) can be applied to Verissimo’s brief narrative in the 1940s and 1950s. Therefore, we chose as analysis topics: the differentiation between short story and novel, the definition of the good short story writer, the meaningful short story, the choice of theme, the relationship between short story writer and reader, and the mastery of the craft by the author. In the end, we have a fruitful reading grid, which, by focusing on Erico Verissimo’s short story, has the means to make it more accessible to both specialized critics and the general public.

Keywords: Short story; Erico Verissimo; Julio Cortázar; Brazilian literature; Theory of short story.


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