PARA ALÉM DA MIMESIS EM VIDAS SECAS: “OS ATOS DE FINGIR"

Monica Chagas da Costa

Resumo


RESUMO: Este ensaio coteja as premissas do estudo de Erich Auerbach sobre os modos de representação da realidade na história da literatura ocidental, expostos na obra intitulada Mimesis, com a obra ficcional de Graciliano Ramos, o romance Vidas Secas. Ao explorar as questões de análise propostas na obra do filólogo alemão na narrativa da vida de Fabiano e sua família, é possível notar que certos critérios, como a seriedade e a quebra do estilo clássico, são parte essencial do romance. No entanto, há uma dimensão que os parâmetros de Auerbach não contemplam, a saber, a capacidade da obra de se pensar enquanto ficção, e, para avançar a análise do romance, utiliza-se a teoria dos atos de fingir desenvolvida por Wolfgang Iser. Pode-se concluir que a combinação das duas abordagens enriquece a leitura do romance brasileiro, que reflete diferentes modos de se pensar a obra literária.

PALAVRAS-CHAVE:  Vidas Secas; Mimesis; Atos de Fingir; Erich Auerbach; Wolfgang Iser.

 

 

ABSTRACT:  This work compares the premisses of Erich Auerbach’s study on the modes of representation of reality in Western literature, exposed in the work Mimesis, with the fictional work by Graciliano Ramos, the novel Vidas Secas. In exploring these issues in the work of the German philologist in Fabiano’s and Fabiano’s family’s narrative, there are certain perceivable criteria which are an essential part of the novel, such as seriousness and a break from classic stylistic. However, there is a dimension that the parameters developed by Auerbach do not contemplate, i.e. the capability of the work of thinking of itself as fiction, and, in order to further the analysis of the novel, the theory of the pretending acts, developed by Wolfgang Iser, is used. It is possible to conclude that the combination of the two approaches enriches the reading of the Brazilian novel, which reflects different modes of thinking about the literary work.

KEYWORDS:  Vidas Secas; Mimesis; Pretending Acts; Erich Auerbach; Wolfgang Iser.


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