A PAIXÃO SEGUNDO N. R.

André Winter Noble

Resumo


RESUMO: Este ensaio é parte do resultado de pesquisa de doutoramento, e tem por tema a produção plástico-literária do artista e escritor brasileiro Nuno Ramos. Neste texto, é desenvolvida a hipótese de que há dois procedimentos antagônicos na produção de Nuno, sendo, na produção plástica, uma tendência à conformação da matéria informe e, na produção literária, a deformação da matéria conforme, o signo verbal. Concluo que os dois procedimentos fazem parte de um esforço heroico do artista em fazer emergir a materialidade dos objetos nas ruínas de seus significados.

PALAVRAS-CHAVE: Procedimento; Conformação; Deformação; Matéria; Nuno Ramos.

 

ABSTRACT: This essay is part of the result of a doctoral research, which aims the artistic-literary production of the Brazilian artist and writer Nuno Ramos. In this text, the hypothesis is that there are two antagonistic procedures in Nuno's production: in his artistic work, there is a tendency for the conformation of the unformed matter and, in his literary production, the predominant one is the deformation of the conforming matter, the verbal sign. Finally, I conclude that the two procedures are part of one and the same project, which consists of a heroic effort by the artist to bring out the materiality of objects in the ruins of their meanings.

KEYWORDS: Procedure; Conformation; Deformation; Matter ; Nuno Ramos.


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