EU ORGANIZO O MOVIMENTO, EU INAUGURO O CARNAVAL...: A NECESSÁRIA RELAÇÃO ENTRE CAETANO VELOSO E O TROPICALISMO
Resumo
Resumo: O presente artigo, baseado em metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, tem como finalidade analisar a relação entre o cantor e compositor Caetano Veloso (1942-) e o Tropicalismo, já que, na obra Verdade Tropical (2017), o artista busca compreender como passou pela Tropicália, ou como esse movimento passou por ele, realçando as razões pelas quais foram temporariamente úteis e possivelmente necessários um ao outro. Nessa perspectiva, damos destaque a pontos que consideramos essenciais à discussão acerca da nova tendência estética do final da década de 60, a qual proporciona à personalidade tropicaliana projeção no cenário artístico nacional e internacional.
Palavras-chave: Caetano Veloso; Espaço biográfico; Música Popular Brasileira; Tropicalismo; Verdade Tropical.
Abstract: This article, based on a qualitative methodology of bibliographic character, aims to analyze the relationship between the singer and composer Caetano Veloso (1942-) and Tropicalism, since, in the work Tropical Truth (2017), the artist seeks to understand how he went through Tropicália, or how this movement went through him, highlighting the reasons why they were temporarily useful and possibly necessary to each other. In this perspective, we highlight points that we consider essential to the discussion about the new aesthetic trend of the late 60s, which provides the tropical personality with a projection in the national and international artistic scene.
Keywords: Caetano Veloso; Biographical space; Popular Brazilian Music; Tropicalism; Tropical Truth.