ELEMENTOS DE UMA TEORIA SOCIAL DO ESPAÇO: CONVITE AO PENSAMENTO DE MILTON SANTOS.
Palavras-chave:
teoria social, espaço, pensamento, Milton.Resumo
O artigo expõe traços da teoria social do espaço em Milton Santos. Inicialmente situa o campo discursivo de seu pensamento para indicar alguns pontos de sua agenda de trabalho, bem como suas críticas ao saber/fazer da geografia o que nos conduz a teoria social do espaço por ele esquematizada. Para tanto, privilegiamos as obras Por uma Geografia Nova, Espaço e Método, Metamorfoses do Espaço Habitado e A Natureza do Espaço, por se tratar de quatro emanações de sua construção rumo a seu doloroso aprimoramento filosófico, epistemológico e conceitual. Longe de uma hermenêutica, estamos nos primeiros passos de uma epistemologia da geografia miltoniana, um convite ao pensamento miltoniano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.