As transformações na relação campo-cidade no município de Canguçu/RS

Autores

  • Silvana de Matos Bandeira Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Éder Jardel da Silva Dutra Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Luiz Fernando Mazzini Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Relação campo-cidade,

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar e analisar as principais atividades econômicas responsáveis pelas transformações na relação campo-cidade no município de Canguçu/RS. A cidade local teve, nos últimos 15 anos, um aumento na demanda por produtos diversos (automóveis, celular, roupas, equipamentos, insumos agrícolas, dentre outros) por parte dos habitantes do meio rural, o que intensificou a relação campo-cidade. Para compreender esta realidade além da aparência, entrevistamos representantes de diferentes setores produtivos do município. Foi constatado que, a partir do ano 2000, Canguçu apresentou um crescimento nos cultivos para exportação. Conhecido como a Capital Nacional da Agricultura Familiar, pela grande quantidade de pequenas propriedades, o município foi considerado ideal pelas empresas fumageiras para a expansão do cultivo de tabaco. Já nas médias propriedades, a silvicultura e a soja vêm se ampliando, em detrimento da pecuária tradicional e da produção de milho. Com a integração aos cultivos para exportação, o meio rural de Canguçu passou a estabelecer uma relação intensa com lugares distantes e de posição mais elevada na hierarquia urbana. Por sua vez, a cidade local articulou-se a esse campo dinâmico e adaptou-se às novas demandas de consumo da população rural, uma vez que, agora, esses indivíduos possuem maior poder aquisitivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana de Matos Bandeira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Letras - Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, Especialização em Geografia (Geografia do Brasil) pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Gestão Estratégica em EaD pelo Centro Universitário SENAC, mestrado em Geografia pela FURG (Linha de Pesquisa: Análise Urbano-Regional) e doutorado em Geografia pela UFRGS (Linha de Pesquisa: Análise Territorial). Atualmente é Assistente em Administração na UFPel e cursa Letras Tradução Espanhol/Português - Bacharelado na UFPel.

 

Éder Jardel da Silva Dutra, Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduado em Geografia, Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pelotas- UFPEL (2005). Especialista em Gestão e Conservação Hídrica pela Universidade Católica de Pelotas- UCPEL (2007). Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Rio Grande- FURG (2010), área de concentração Análise Urbano-Regional. Doutor, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PÓSGEA), vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) área de concentração Análise Territorial (2015). Bolsista, do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD), junto ao PPGEO- FURG, sob a orientação da professora Jussara Mantelli. Tem experiência na área de Geografia, atuando nos seguintes temas: Expansão do capitalismo no campo, enfoque na agricultura familiar, produção de fumo e agricultura agroecológica no município de Canguçu, Rio Grande do Sul, Brasil. É integrante do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos Agrários e Culturais (ARCA) do PPGGEO, FURG e do grupo de pesquisas, o estudo do espaço social e suas transformações, implicações sobre a territorialidade e a gestão territorial, vinculado ao PÓSGEA, UFRGS. Desde de 2014, Membro associado ao Centro de Estudios Humboldt.

Luiz Fernando Mazzini Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, geografia rural, pecuária, agricultura e regionalização, pequenas cidades.

Downloads

Publicado

2020-09-12

Edição

Seção

Artigos