Análise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação infantil por meio do método dasimétrico de mapeamento

Pedro Godinho Verran, Tânia Marques Strohaecker

Resumo


O trabalho investigatório objetivou analisar as condições de acessibilidade aos equipamentos públicos de educação infantil, através do método dasimétrico de mapeamento na bacia hidrográfica do Arroio do Salso, localizada na zona sul do município de Porto Alegre/RS. A operacionalização da pesquisa foi baseada na produção de tabelas, gráficos e mapas temáticos, utilizando-se os softwares Google Earth, Arc Gis 10.1, e Excel 2007. Também foram utilizados os dados do censo do IBGE (2010) e do censo escolar do INEP (2013). A análise foi realizada em duas escalas, primeiramente na escala geral da área de estudo, onde foi identificada uma porção para a instalação de escolas de educação infantil. Após, essa porção foi mapeada de forma mais específica, a fim de se identificar áreas prioritárias para a instalação de novos equipamentos. Como conclusão, destaca-se que a área conjunta dos bairros Aberta dos Morros e Hípica apresentaram consideráveis áreas habitadas muito distantes dos equipamentos de educação infantil mais próximos, sendo identificadas três áreas prioritárias para a implantação desses equipamentos.

Palavras-chave


Equipamentos de educação infantil. Acessibilidade. Método dasimétrico. Geoprocessamento.

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