Aportes teórico-reflexivos para compreensão da paisagem urbana nas escolas brasileiras: o estágio curricular supervisionado como campo de desafios e possibilidades

Autores

  • Marlene Macario OLIVEIRA Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva SANTOS Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Ciências Geográficas

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado em Geografia, Modernidade, Novas Políticas Espaciais, Paisagem Urbana, Formação Docente, Profissionalização Docente.

Resumo

Este artigo resulta de reflexões sobre os saberes e as práticas do estágio curricular supervisionado em Geografia nas licenciaturas brasileiras. Partindo do reconhecimento das lacunas institucionalizadas na formação docente e da comunicabilidade estabelecida nos meios educativos, sugere uma reflexão sobre o tempo-espaço vividos na contemporaneidade quanto à produção das paisagens urbanas, de suas representações e da sua inserção nos currículos acadêmicos para uma efetiva compreensão da lógica que tece as territorialidades dos lugares, dos homens e da ação desses  durante a realização desta atividade nos cursos de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Macario OLIVEIRA, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), área de concentração: Dinâmicas regionais e sócio-espaciais contemporâneas, linha de pesquisa: Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço, possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Especialização em Ensino de Geografia (2000) e Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (1998) pela Universidade Estadual da Paraíba. 

Francisco Kennedy Silva SANTOS, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Ciências Geográficas

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Ciências Geográficas

Downloads

Publicado

2017-02-07

Edição

Seção

Artigos