Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias - Google Earth engine – nas aulas de geografia do Ensino Fundamental.

Betânia Bonada CAÑA, Kátia Kellem da ROSA, Roselane Zordan COSTELLA

Resumo


Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias.


Palavras-chave


Alfabetização cartográfica; Prática de ensino de geografia; Geotecnologias

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